Criatividade não rima com pressão

By December 15, 2014 Uncategorized No Comments
criatividade-1024x512

“Eu ordeno que você use sua criatividade imediatamente para resolver de forma lucrativa os problemas da empresa”. É irônico, mas é esta a mensagem emitida aos colaboradores que está nas entrelinhas da maioria das empresas atualmente. Muitas inovações que melhorariam a nossa civilização, nem sequer foram imaginadas em virtude desta suicida cultura. Colocar metas na criatividade é o mesmo que querer transformar a emoção racional, isto é, no mínimo contraditório.

Em muitas das palestras e workshops da Inovação Natural que faço, pergunto ao público presente onde cada um tem suas melhores ideias. A maioria das respostas varia de: no chuveiro, conversando com alguém, ouvindo música, pesquisando algo, viajando entre outras. Uma absurda minoria responde que é no ambiente de trabalho.  Agora a grande questão, se as empresas necessitam tanto de inovação, como a única forma de evolução, por que não conseguem impulsionar a criatividade dos colaboradores que é a principal matéria-prima da inovação?

Simples, pressão é inimiga da criatividade. Esta é uma ingrata herança da Revolução Industrial. Ainda prevalece a cultura da valorização das máquinas tendo os colaboradores como coadjuvantes operacionais no processo de produção. E quando as empresas desta cultura se percebem em direção da obsolescência, tentam, de maneira frustrada, empurrar a responsabilidade intelectual da criatividade para a base da pirâmide hierárquica que não tem apoio para desenvolver tal habilidade.

O fato é que estamos na era pós-industrial, pois o trabalho físico foi substituído pelas máquinas, o trabalho intelectual executivo foi substituído pela tecnologia da informação com os fantásticos softwares. E para o ser humano, o que restou?  Somente criar!

O grande desafio das empresas daqui para frente é desaprender para aprender. Como a cultura empresarial que conhecemos já não funciona mais e barra a criatividade para sua evolução, é preciso criar a Empresa 2.0. Esta nova empresa não é mais uma empresa, é uma Causa, que consegue equilibrar em seu ambiente as paixões e talentos dos colaboradores com as necessidades da sociedade. A liderança é a criadora e mantenedora deste ambiente evolutivo para expandir o seu potencial criativo. A sociedade esperou séculos por esta mudança e agora tem a oportunidade da verdadeira evolução. Seja bem vindo à INOVAÇÃO NATURAL!

Eduardo M. Borba é o criador do conceito da Inovação Natural (www.inovacaonatural.com.br) , fundador e diretor do Instituto MOBI, coordenador da Pós-Graduação em iNOVAção da Sustentare Escola de Negócios, diretor de Inovação/Projetos da Ajorpeme.