Produtividade é proporcional a Criatividade

By February 4, 2015 Uncategorized No Comments
produtividade

A equação da melhoria de produtividade e consequente aumento de lucratividade é simples. Para “fazer mais com menos” é preciso potencializar o mais nobre equipamento que já vem de fábrica no ser humano, o cérebro. Agora, para fazer isso é necessário repensar como as empresas funcionam, pois o modelo tradicional é uma muralha para a criatividade e assim para produtividade e lucratividade.

Sim, você pode entender como suicídio, tiro no pé ou o jargão que preferir. Pensar em pessoas como “mão de obra” é limitar o verdadeiro potencial humano de evolução e assim da empresa. Independente da cultura ou formação, todo e qualquer ser humano é criativo se o ambiente no qual está inserido permite este desenvolvimento.

Ambiente, essa é a chave! O mais importante que potencializar a criatividade é incentivar a sua aplicação para originar inovações constantes. As consequências dessa singela equação são a produtividade e lucratividade proporcionais ao engajamento criativo. Para construir estes ambientes de evolução, diferente do modelo tradicional de empresa, é necessário que os empreendedores e gestores se apropriem e sejam o perfil de liderança do século 21, o Empreinovador. Portanto, lucratividade por meio da produtividade é proporcional ao potencial criativo do ambiente que a liderança constrói. Agora pergunte-se, como está a produtividade de minha empresa?

Abraços,

Eduardo M. Borba – criador do conceito da Inovação Natural e autor do livro “Inovação Natural – A nova essência do mundo dos negócios” , fundador e diretor do Instituto MOBI, coordenador da Pós-Graduação em iNOVAção da Sustentare Escola de Negócios, diretor de Inovação/Projetos da Ajorpeme.