Foco em Resultados: o grande equívoco da Gestão

By April 8, 2015 Inovação No Comments
causa-e-efeito

Tenho duas notícias para você, uma boa e outra ruim. A má notícia é que, aquilo que você considerava como fator crítico de sucesso, o “foco em resultados” é cientificamente impossível. E a boa notícia é que existe uma solução para este equívoco do mundo empresarial.

O primeiro passo da solução é entender o problema. Por isso vamos aos fatos desta ilusão corporativa. É simples de entender. Toda ação gera uma reação, assim como toda causa tem um efeito. De acordo com estas leis da ciência a reação ou efeito, que nada mais são que os resultados, é uma consequência, um reflexo de algo anterior.

Agora você vai se surpreender com a insanidade administrativa. Como ter sucesso com o foco em uma consequência? Não teria mais sentido focar naquilo que gera a consequência para realmente tê-la? Resultado é consequência, simplesmente o final de um fluxo natural. O resultado é mero produto de algo que o antecede.

Com este fato científico exposto, devemos respeitar o CAR (Causa – Ação – Resultado) que é o fluxo da Inovação Natural. Nesta ciência a qualidade do Resultado é diretamente proporcional a qualidade da Causa, ou seja, quanto mais nobre for a Causa mais nobre será o Resultado/efeito dela. Portanto, muito mais que o foco, a empresa obrigatoriamente deve ser o efeito que almeja, isto é, a Causa.

Grande abraço,

Eduardo M. Borba é o criador do conceito da Inovação Natural e autor do livro “Inovação Natural – A nova essência do mundo dos negócios”, Fundador e Diretor do Instituto MOBI, Coordenador da Pós-Graduação em iNOVAção da Sustentare Escola de Negócios, Diretor de Inovação/Projetos da Ajorpeme – maior entidade de micro e pequenas empresas da américa Latina. Integra o time de mentores da Ideation Brasil.