Brasil: a crise é real e as oportunidades também!

By March 30, 2015 Uncategorized No Comments
oportunidade-e1427719382781

Conversando recentemente com um executivo com 25 anos de multinacional, o questionei sobre o que sua corporação acha sobre o cenário político-econômico do Brasil. Resposta: já muitas crises “fakes“, mas essa é real e bem séria.

Pois bem, se você tinha dúvidas sobre o tema agora não tem mais. O recado que esta situação nos traz é: MEXAM-SE! Sua empresa só tem duas alternativas extremas: se adaptar para continuar crescer ou adiantar o término do seu ciclo de vida.

As empresas que quiserem sobreviver terão que mudar, seja por necessidade ou por oportunidade que a crise traz. A grande oportunidade é de resolver definitivamente um equívoco do mundo empresarial, o maior problema da empresa, ela mesma.

Empresas, conforme a tradicional Teoria da Administração, não funcionam mais. Seja por nascer sabendo que irá morrer por causa de seu ciclo de vida (Introdução, Crescimento, Maturidade, Declínio e Morte), ou por seu formato inflexível de gestão por metas ou por ainda ser competitiva em mundo colaborativo.

A entidade “empresa” está falecendo rapidamente, dando lugar às Causas com propósitos nobres altamente úteis para a sociedade e mais lucrativas que o modelo obsoleto que conhecemos. Portanto, esta crise pode ser a oportunidade que sua empresa esperava para realmente evoluir.

Grande abraço,

Eduardo M. Borba é o criador do conceito da Inovação Natural e autor do livro “Inovação Natural – A nova essência do mundo dos negócios”, Fundador e Diretor do Instituto MOBI, Coordenador da Pós-Graduação em iNOVAção da Sustentare Escola de Negócios, Diretor de Inovação/Projetos da Ajorpeme – maior entidade de micro e pequenas empresas da américa Latina.