Inovação não é método. É comportamento.

By February 27, 2015 Uncategorized No Comments
atitude-e1425046897999

Um recado bem simples: parem de falar de inovação e façam-na acontecer! Sinceramente, estou calejado de ouvir muito sobre inovação e ver pouca execução. Tanto que cansei de desenvolver inovações para os outros para desenvolver as minhas próprias para ser mais produtivo. Seja no setor privado ou público, não importa, nunca se falou tanto em inovação pela necessidade socioeconômica, mas ao mesmo tempo em que é decepcionante sua execução. Existem diversas metodologias e consultorias de inovação. A quantidade de métodos não é o problema da inovação. Sendo franco com você, depois de anos e anos aplicando metodologias de inovação e até criando algumas, cheguei a conclusão de que a inovação não está no método. O verdadeiro motor da inovação é a atitude de colocar para rodar as suas ideias, errando, aprendendo e ajustando elas para chegar ao seu objetivo, com ou sem método, independente do cenário socioeconômico. A maioria das desculpas para não inovar culpam fatores externos, quando a verdade é que só você pode criar as oportunidades que imagina. O fato é que poucos têm a coragem de enfrentar seus próprios medos. E são esses poucos que fazem a diferença nesse mundo e assim o evoluem. A maioria dos empresários quer inovar, mas na hora do vamos ver não querem largar a sua insana forma de gerar baixos resultados. Já demiti cliente por causa disso, pois é uma perda de tempo para todos envolvidos. Inovação é comportamento. É preciso ser aberto ao novo para se gerar as boas ideias. É preciso flexibilidade para construir coletivamente as boas ideias. É preciso humildade para admitir os erros e aprender com eles durante a execução da ideia. É preciso persistência colecionando fracassos na jornada do sucesso. É preciso ousadia para largar tudo e recomeçar. Portanto, se realmente quiser inovar, seja por necessidade ou por oportunidade, você obrigatoriamente tem que trabalhar seus aspectos comportamentais, pois quanto mais os melhorar, mais capacidade de inovação terá. Abraços, Eduardo M. Borba é o criador do conceito da Inovação Natural e autor do livro “Inovação Natural – A nova essência do mundo dos negócios”, Fundador e Diretor do Instituto MOBI, Coordenador da Pós-Graduação em iNOVAção da Sustentare Escola de Negócios, Diretor de Inovação/Projetos da Ajorpeme – maior entidade de micro e pequenas empresas da américa Latina.