Potencialize sua criatividade, entenda a INOVAÇÃO NATURAL

By December 12, 2014 Uncategorized No Comments
livros2-e1418419184249

Inovação Natural é um conceito pós-industrial de gestão em que o ser humano é o centro dos negócios. Este conceito de gestão moderniza a Teoria da Administração transformando Empresas em Causas. Fundamentado no princípio de Aristóteles que define “onde cruzam suas paixões e talentos com as necessidades do mundo, aí estará o seu lugar”, a Inovação Natural promove o cruzamento para se chegar na Causa, o ponto mais importante do conceito. A descoberta da Causa impulsiona o fluxo natural chamado CAR(veículo da evolução). O CAR é composto pela Causa/Consciência,Atitudes/Ações e Resultados. Naturalmente a Causa leva às Ações gerando os Resultados que reforçam e retroalimentam a Causa. A consequência da retroalimentação do CAR é o desenvolvimento sustentável da Causa (antiga empresa) chamado de Espiral de Evolução.

A Inovação Natural é caracterizada por ser uma forma de gestão simples, acessível e evolutiva. O conceito criado pelo empreendedor, designer, professor e filósofo da inovação, Eduardo M. Borba, tem este nome por potencializar a criatividade humana dentro deste fluxo natural de evolução(CAR) para obter continuamente a real inovação. Até a Inovação Natural a gestão era orientada por processos, a chamada Inovação Artificial. A criação do conceito divide o mundo da gestão em dois: a tradicional Teoria da Administração (Industrial/Empresa/Processos/Inovação Artificial) e nova Teoria da Administração (Pós-Industrial/Causa/Ser Humano/Inovação Natural).

A tradicional Administração define a Empresa tendo um ciclo de vida (Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio), obtendo inovações de forma complexa necessitando alto grau de conhecimento. A nova Teoria da Administração (Inovação Natural) define a Causa tendo evolução contínua, obtendo inovações de forma simples. A criação do conceito foi impulsionada pela necessidade latente da sociedade em utilizar o tempo da civilização para o seu próprio benefício de evolução simultaneamente tendo um sustentável desempenho econômico. Alguns dizem que a Inovação Natural está originando um novo sistema econômico chamado de Capitalismo Sustentável.

Outra peculiaridade da Inovação Natural é que a Causa é movida pelo alto engajamento humano por ser um propósito nobre. Diferente dos modelos tradicionais de negócios (B2B – Business To Business e B2C – Business To Consumer a Inovação Natural é H2H – Human To Human. Na Causa são seres humanos trabalhando para melhorar a vida de outros seres humanos. Este compromisso social gera uma consciência dentro da Causa que leva à um desempenho evolutivo, tanto qualitativo quanto quantitativo. Neste sentido, inexiste hierarquia de poder na Causa, o que existe é a colaboração. O tradicional CEO – Chief Executive Officer é substituído pelo CHE – Chief Human Evolution (Líder de Evolução Humana). O principal líder da Causa, o CHE, tem a responsabilidade de contribuir para que cada colaborador da Causa evolua como ser humano (profissional e pessoal), além de criar e manter um ambiente acolhedor na Causa.

Outra grande modernização da Teoria da Administração que a Inovação Natural proporciona é o perfil de quem cria uma nova Causa, que é oEmpreinovador. O Empreinovador tem a forte característica de tornar sua Causa praticamente inabalável por ser seu propósito de vida. O Empreinovador entra na categoria de perfil que tem 50 vezes mais chance de ficar multimilionário por fazer aquilo que ama.

Uma outra grande contribuição da Inovação Natural é o surgimento doMarketing 4.0, o No Marketing (Sem Marketing). Em uma Causa a comunicação do seu posicionamento e imagem é espontânea e autêntica, ou seja é simplesmente o que a Causa realmente faz para a cadeia de negócios onde está inserida. A Causa se beneficia de as próprias pessoas que estão envolvidas em sua volta serem as mídias, potencializando a mais poderosa forma de comunicação, o conhecido boca-a-boca. Pessoas confiam mais em outras pessoas do que no marketing tradicional com suas mídias pagas. Boa parte da lucrativa da Causa está no Marketing 4.0, pois os investimentos em comunicação são baixos ao mesmo tempo que obtém os clientes mais rentáveis pela contínua indicação espontânea. Pessoas trabalhando para melhorar a vida de outras pessoas, esta é a maior marca da Causa, este é o Marketing 4.0.

A Inovação Natural é uma alternativa para o formato de empresa para a era pós-industrial. Para o conceito ser constantemente evoluído e difundido, Eduardo M. Borba, criador da Inovação Natural, fundou o Instituto MOBI. O Instituto MOBI é o detentor da tecnologia e é responsável por sua gestão no mercado. Além do livro “Inovação Natural – A nova essência do mundo dos negócios”, o Instituto MOBI difunde o conceito por meio de cursos, palestras e mentorias.

O livro, com edição limitada, será lançado no início de 2015 e as reservas ainda podem ser realizadas na página inicial.